segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa:
Esta É a Questão?
Por Thaís Breternitz Lino

O artigo “Pesquisa Qualitativa versus Pesquisa Quantitativa: Esta é a Questão?” do Hartmut Günther apresenta as abordagens das pesquisas quantitativas e qualitativas, demonstrando suas diferenciações e apontando suas vantagens e desvantagens.
Foi descrito predominantemente a pesquisa qualitativa e apontado à complexidade dos seus atributos e o critério de qualidade.
Para organizar as diferenças e similaridades entre os dois tipos de pesquisa, o autor considerou as características da pesquisa qualitativa, a postura do pesquisador, estratégias de coleta de dados, o estudo de caso, o papel do sujeito e a aplicabilidade dos resultados da pesquisa.
Muitos autores reduzem a diferenciação entre a pesquisa quantitativa e qualitativa no argumento que a pesquisa qualitativa tem objeto com significados subjetivos, enquanto o objeto da pesquisa quantitativa é concreto. Mas esta definição, segundo Günther, fica apenas no contraponto das duas e não é suficiente para conceituar estes tipos de pesquisa. Basicamente, segundo ele, o que vai ajudar a definir qual tipo de pesquisa será adequado é a pergunta da pesquisa e a maneira de chegar à compreensão do problema entre as variáveis disponíveis da questão estudada. Ou seja, definir qual pesquisa realizar, se será quantitativa, qualitativa e quantitativo-qualitativa, é pensar em como chegar a um resultado que melhor contribua para a compreensão do fenômeno estudado e para o avanço do bem-estar social, dependendo do objetivo da pesquisa.

Leia o artigo na íntegra:

GÜNTHER, H. Pesquisa Qualitativa versus Pesquisa Quantitativa: Esta é a Questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília. Mai-Ago 2006, vol. 22 n.2, pp. 201-210.


Veja também alguns exemplos de pesquisa qualitativa, quantitativa e qualitativo-quantitativa em Terapia Ocupacional:

Qualitativa:

Título: A inclusão escolar de alunos com deficiência mental: uma proposta de intervenção do terapeuta ocupacional no cotidiano escolar.
Processo metodológico e metodologia: A partir do relato de uma experiência de intervenção realizada por estagiários de Terapia Ocupacional no recreio de uma escola estatual de ensino fundamental da cidade de São Paulo foi realizada uma análise qualitativa dos relatos coletados, apontando as dificuldades que o ambiente escolar apresenta ao estabelecer relações cotidianas de qualidade com o aluno com deficiência mental.
Referência:
JURDI, Andréa Perosa Saigh; AMIRALIAN, Maria Lúcia Toledo de Moraes. A inclusão escolar de alunos com deficiência mental: uma proposta de intervenção do terapeuta ocupacional no cotidiano escolar. Estud. psicol. (Campinas),  Campinas ,  v. 23, n. 2, June  2006 .   Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2006000200009


Quantitativa:

Título: Avaliação da capacidade funcional de idosos cadastrados na Estratégia de Saúde da Família na comunidade do Pontal da Barra, Maceió-Al.
Processo metodológico e metodologia: O estudo do tipo prospectivo e de corte transversal foi realizado na comunidade do Pontal da Barra (área IV), no município de Maceió-AL. Foi realizado uma avaliação da capacidade funcional a partir da aplicação da HAQ- Stanford Health Assessment Questionnaire, em uma amostra de n=95 idosos. Depois de coletados e apurados os dados da pesquisa, foi realizado uma análise quantitativa, com auxílio do programa de estatística BioEstat.
Referência:
BISPO, E. P. F; ROCHA, M. C. G; REYS, M. F. M. Avaliação da capacidade funcional de idosos cadastrados na Estratégia de Saúde da Família na comunidade do Pontal da Barra, Maceió-Al. Cad. De Terapia Ocupacional. 2012. Vol.20, n.1, p.81-87. Avaibable from http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/551/365


Quali-quanti:

Título: Formação em serviço de profissionais da saúde na área de tecnologia assistiva: o papel do Terapeuta Ocupacional.
Processo metodológico e metodologia: Participaram do estudo 28 terapeutas ocupacionais e nove fonoaudiólogos. O estudo foi realizado no Rio de Janeiro, onde os profissionais tinham que responder a questionários, assistirem vídeos, realizar atividades simuladas e dinâmicas de grupo relacionadas à Tecnologia Assistiva. O método utilizado foi a pesquisa-ação e a análise dos dados envolveu a análise quantitativa das questões fechadas e análise de conteúdo das questões descritivas.
Referência:
PELOSI, Miryam Bonadiu  e  NUNES, Leila Regina d'Oliveira de Paula. Formação em serviço de profissionais da saúde na área de tecnologia assistiva: o papel do Terapeuta Ocupacional. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2009, vol.19, n.3, pp. 435-444. ISSN 0104-1282. Avaibable from http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbcdh/v19n3/09.pdf



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