Pesquisa
Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa:
Esta
É a Questão?
Por Thaís Breternitz Lino
O artigo “Pesquisa Qualitativa versus Pesquisa Quantitativa: Esta é a
Questão?” do Hartmut Günther apresenta as abordagens das pesquisas
quantitativas e qualitativas, demonstrando suas diferenciações e apontando suas
vantagens e desvantagens.
Foi descrito predominantemente a pesquisa qualitativa e apontado à
complexidade dos seus atributos e o critério de qualidade.
Para organizar as diferenças e similaridades entre os dois tipos de
pesquisa, o autor considerou as características da pesquisa qualitativa, a
postura do pesquisador, estratégias de coleta de dados, o estudo de caso, o
papel do sujeito e a aplicabilidade dos resultados da pesquisa.
Muitos autores reduzem a diferenciação entre a pesquisa quantitativa e
qualitativa no argumento que a pesquisa qualitativa tem objeto com significados
subjetivos, enquanto o objeto da pesquisa quantitativa é concreto. Mas esta
definição, segundo Günther, fica apenas no contraponto das duas e não é
suficiente para conceituar estes tipos de pesquisa. Basicamente, segundo ele, o
que vai ajudar a definir qual tipo de pesquisa será adequado é a pergunta da
pesquisa e a maneira de chegar à compreensão do problema entre as variáveis
disponíveis da questão estudada. Ou seja, definir qual pesquisa realizar, se
será quantitativa, qualitativa e quantitativo-qualitativa, é pensar em como
chegar a um resultado que melhor contribua para a compreensão do fenômeno
estudado e para o avanço do bem-estar social, dependendo do objetivo da
pesquisa.
Leia o artigo na íntegra:
GÜNTHER, H. Pesquisa Qualitativa versus Pesquisa
Quantitativa: Esta é a Questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília.
Mai-Ago 2006, vol. 22 n.2, pp. 201-210.
Veja
também alguns exemplos de pesquisa qualitativa, quantitativa e
qualitativo-quantitativa em Terapia Ocupacional:
Qualitativa:
Título: A inclusão escolar de alunos com deficiência
mental: uma proposta de intervenção do terapeuta ocupacional no cotidiano
escolar.
Processo metodológico e metodologia: A partir do relato de uma experiência
de intervenção realizada por estagiários de Terapia Ocupacional no recreio de
uma escola estatual de ensino fundamental da cidade de São Paulo foi realizada
uma análise qualitativa dos relatos coletados, apontando as dificuldades que o
ambiente escolar apresenta ao estabelecer relações cotidianas de qualidade com
o aluno com deficiência mental.
Referência:
JURDI,
Andréa Perosa Saigh; AMIRALIAN, Maria Lúcia Toledo de Moraes. A inclusão
escolar de alunos com deficiência mental: uma proposta de intervenção do
terapeuta ocupacional no cotidiano escolar. Estud.
psicol. (Campinas), Campinas , v. 23, n.
2, June 2006 . Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2006000200009
Quantitativa:
Título: Avaliação da capacidade funcional de idosos
cadastrados na Estratégia de Saúde da Família na comunidade do Pontal da Barra,
Maceió-Al.
Processo metodológico e metodologia: O estudo do tipo prospectivo e de
corte transversal foi realizado na comunidade do Pontal da Barra (área IV), no
município de Maceió-AL. Foi realizado uma avaliação da capacidade funcional a
partir da aplicação da HAQ- Stanford Health Assessment Questionnaire, em uma
amostra de n=95 idosos. Depois de coletados e apurados os dados da pesquisa,
foi realizado uma análise quantitativa, com auxílio do programa de estatística
BioEstat.
Referência:
BISPO, E. P. F; ROCHA, M. C. G; REYS, M. F. M. Avaliação da capacidade funcional de idosos
cadastrados na Estratégia de Saúde da Família na comunidade do Pontal da Barra,
Maceió-Al. Cad. De Terapia Ocupacional. 2012. Vol.20, n.1, p.81-87. Avaibable
from http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/551/365
Quali-quanti:
Título: Formação em serviço de profissionais da saúde na
área de tecnologia assistiva: o papel do Terapeuta Ocupacional.
Processo metodológico e metodologia: Participaram do estudo 28 terapeutas
ocupacionais e nove fonoaudiólogos. O estudo foi realizado no Rio de Janeiro,
onde os profissionais tinham que responder a questionários, assistirem vídeos,
realizar atividades simuladas e dinâmicas de grupo relacionadas à Tecnologia
Assistiva. O método utilizado foi a pesquisa-ação e a análise dos dados
envolveu a análise quantitativa das questões fechadas e análise de conteúdo das
questões descritivas.
Referência:
PELOSI, Miryam Bonadiu e NUNES, Leila Regina d'Oliveira
de Paula. Formação em serviço de profissionais da saúde na área de
tecnologia assistiva: o papel do Terapeuta Ocupacional. Rev. bras. crescimento
desenvolv. hum. [online]. 2009, vol.19,
n.3, pp. 435-444. ISSN 0104-1282. Avaibable from http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbcdh/v19n3/09.pdf
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