quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Como Esquematizar uma pesquisa?

Por Aline Zacchi, Jaime Leite, Tatiane Lima.
Segue abaixo um esquema de como esquematizar uma pesquisa através de um artigo.

Referência
ALENCAR, M. C. B.; BIZ, R. A. M. Relações entre condições e organização do trabalho e os afastamentos de trabalhadores portuários de transporte. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v. 23, n. 3, p. 208-15, set./dez. 2012.

Formulação de um problema
Na visão dos trabalhadores, quais as possíveis relações existentes entre os afastamentos de trabalhadores portuários de e aspectos das condições e organização do trabalho de quando estavam ativos?



Identificação do tipo de pesquisa
Estudo de caso, de caráter descritivo e exploratório, com ênfase em análises qualitativas.



Variáveis
- condição e organização do trabalho
- afastamentos por motivo de saúde de trabalhadores portuários


Operacionalização das Variáveis (como vou tratar /conseguir mensurar variáveis não facilmente observáveis?)
- Análise de conteúdo de entrevistas com trabalhadores de questões que correlacionem as condições do trabalho e os afastamentos por motivo de saúde; 

Elaboração dos instrumentos de coleta de dados
Para a realização das entrevistas semiestruturadas foi elaborado um roteiro, com questões referentes aos dados pessoais (idade, estado civil, escolaridade), ao perfil profissional, tempo de serviço, tempo de afastamento, entre outros, e aspectos do trabalho no setor portuário (descrição das atividades e das condições de trabalho, vivências de cada um deles no respectivo ambiente de trabalho, das dificuldades para a realização do trabalho, das causas do afastamento, entre outras). O entrevistador buscou aprofundar, na medida do possível, alguns elementos presentes nos depoimentos e pertinentes ao estudo.



Coleta de Dados
As entrevistas, realizadas no período de outubro de 2010 a fevereiro de 2011, tiveram duração média de 50-60 minutos, foram gravadas e transcritas na íntegra.


Seleção da amostra
Foram convidados a participar motoristas (n=4) e operadores de conjunto transportador (n=2) elencados em listagem fornecida pelo respectivo sindicato. O critério utilizado para seleção dos participantes relacionou-se ao fato de estarem, no momento da coleta de dados, em situação de afastamento do trabalho.
                                                                    
Resultados
Neste estudo foram identificados os principais riscos à saúde dos motoristas e operadores de conjunto transportador que atuam nos terminais portuários. São eles: ritmo intenso de trabalho, poucas pausas, jornadas extensas de trabalho, condições precárias dos caminhões, pouco reconhecimento no trabalho e, exposição aos aspectos ambientais (vento, chuva, sol, entre outros). Tais situações podem ocasionar acidentes e consequentemente, situações de afastamento do trabalho, como identificados pelos trabalhadores.
Também percebeu –se que A falta de segurança no trabalho em alguns procedimentos, e a possibilidade de presenciar acidentes fatais, pode ser uma vivência muito traumática para os sujeitos.
Gerou algumas reflexões sobre a necessidade de ações mais eficazes para a segurança, humanização das situações e contextos de trabalho.



Análise e Interpretação dos Dados

Foi realizada a análise de conteúdo por categorias (BARDIN, 2010). As categorias analisadas foram: ritmo intenso de trabalho; poucas pausas; jornadas extensas de trabalho; condições precárias dos caminhões; pouco reconhecimento no trabalho; exposição aos aspectos ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário