terça-feira, 5 de novembro de 2013

Classificação de pesquisas segundo a metodologia.


Cada pesquisa, leva consigo diferentes características, que torna necessário classifica-la.
A Classificação de pesquisas ajuda o pesquisador a conferir maior racionalidade as etapas de execução, ajudando na previsão e provisão de recursos, obtendo assim resultados mais satisfatórios.
As classificações segundo a metodologia leva em consideração o ambiente da pesquisa, as técnicas de coleta, abordagens teóricas e analise de dados.
Utilizamos os tipos de pesquisas baseados no capítulo 4 do livro “Como elaborar projetos de pesquisa, de Antonio Carlos Gil”. O capítulo se chama “Como Classificar as Pesquisas”.
(Referência do livro utilizado: GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996. Cap. 4.)

 Temos os tipos de pesquisa:

  • Pesquisa histórica
“ é o tipo de pesquisa que investiga eventos que já tenham ocorrido,
utilizando métodos descritivos e analíticos.” Kerlinger, 1980.


Helena Antipoff e o ensino na capital mineira: a Fazenda do Rosário e a educação pelo trabalho dos meninos "excepcionais" de 1940 a 1948 - Heulalia Rafante (Tese de Doutorado)

A Fazenda do Rosário foi criada em 1940, pela educadora russa Helena Antipoff, para receber, em regime de internato, meninos “excepcionais” de Belo Horizonte. Nosso trabalho analisou as práticas pedagógicas da instituição, buscando verificar como essas ações repercutiram na vida dos meninos internos. Primeiramente, apresentamos a trajetória de Helena Antipoff, buscando compreender tanto os princípios educativos endossados por ela, quanto as motivações para sua vinda ao Brasil em 1929. Em seguida, acompanhamos a atuação da educadora junto ao sistema de ensino da capital mineira na década de 1930, no sentido de trilhar o caminho que a levou à criação de instituições para atender as crianças que ela chamou de “excepcionais”, inclusive a Fazenda do Rosário. Finalmente, com base no estudo da história da Fazenda do Rosário, verificamos o perfil das crianças atendidas, as ações pedagógicas, as trajetórias dos internos, as reações ao processo de institucionalização, constatando que o trabalho constituiu-se o fio condutor dessas relações. Após um estudo das condições em que o trabalho foi adotado como princípio educativo, tecemos uma crítica à união entre ensino e trabalho praticada naquela instituição.

RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. Helena Antipoff e a Fazenda do Rosário: a educação pelo trabalho de meninos “excepcionais” na década de 1940. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v. 19, n. 3, p. 144-152, set./dez. 2008.

www.revistas.usp.br/rto/article/download/14041/15859

  • Pesquisa experimental

“Consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis capazes de influenciá-lo e definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.Gil, 1991.

Almeida MHM. Validação do Instrumento CICAc: Classificação de Idosos quanto à Capacidade para o Autocuidado (Tese de Doutorado)

Introdução: O envelhecimento populacional está associado a maior prevalência de incapacidades, indicando o fortalecimento da capacidade funcional como principal medida para a promoção da saúde dos idosos. Os terapeutas ocupacionais têm adaptado modelos para avaliar a funcionalidade desta população. Com o propósito de produzir um instrumento de uso consensual e sistematizar a atuação desse profissional com idosos, especialmente em unidades básicas de saúde, elaborei o Instrumento CICAc: Classificação de Idosos quanto à Capacidade para o Autocuidado, válido em seu conteúdo somente para a população estudada. Objetivos: Estabelecer a validade de conteúdo e avaliar a confiabilidade do referido instrumento. Método: O instrumento foi apreciado e ajustado por um júri de especialistas (n= 15) em três etapas, através da técnica Delphi, e a seguir aplicado duas vezes, com intervalo de 7 a 15 dias, a uma população de idosos (n = 30). Resultados: Os itens obtiveram índices médios de aprovação de 93,3% para conteúdo e 86,7% para enunciado. Sua estabilidade foi calculada através do coeficiente Kappa que demonstrou concordância de moderada à excelente. O instrumento apresentou consistência interna para as atividades básicas e instrumentais de vida diária com Alpha de Cronbach de 0,713 e 0,704 respectivamente. Essa análise limitou-se às áreas “perfil social” e “capacidade funcional” devido a características do instrumento. Conclusões: O Instrumento CICAc permite, após o processo de validação, classificar os idosos quanto à capacidade para o autocuidado e se tornará útil ao terapeuta ocupacional e em estudos e pesquisas sobre envelhecimento se divulgado, aplicado e seus resultados compartilhados.

ALMEIDA, M. H. M. Elaboração e validação do instrumento CICAc: classificação de idosos
quanto à capacidade para o autocuidado. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, São Paulo, v. 15, n.
3, p. 112-20, set./dez., 2004.
www.revistas.usp.br/rto/article/view/13948

Pesquisa bibliográfica

“A pesquisa bibliográfica consiste na busca de uma problematizacão de um projeto de pesquisa a partir de referencias publicadas, analisando e discutindo as contribuições culturais e cientificas.” Gil, 1991.

ESTUDO DA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE (CIF). Fábia Eloína de Oliveira Vasconcelos; Carla Regina da Silva. (Iniciação Científica)


A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), pertence à família das classificações desenvolvidas pela OMS. A CIF é baseada no modelo biopsicossocial que considera influências e inter-relações do indivíduo com seu corpo, em um ambiente físico e social, reflete sobre deficiência e incapacidade com os aspectos sociais e propõe um mecanismo para identificar os impactos que o ambiente social e físico causam na funcionalidade e no desempenho do sujeito (OMS, 2003). Objetivos Realizar levantamento bibliográfico sobre a CIF e analisaras publicações que a citam, mapeando quais os objetivos dos trabalhos cuja temática da CIF é apresentada. Métodos/Procedimentos: Foi realizado o levantamento da produção científica sobre a CIF, no período de 2001 a 2012 nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola em artigos científicos publicados nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde – BVS, SciELO e Portal de Teses e Dissertações da CAPES, com as palavras-chaves: “CIF”, “Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde”.  Resultados Parciais Foram encontrados 67 artigos, 30 (45%) na BVS 23 (34%) na SciELO, 14 (21%) em ambas bases de dados e no Portal da CAPES foram encontrados 21 artigos que também estavam presentes na Bireme e no SciELO. De acordo com o idioma de publicação 39 (58%) foram publicados em língua portuguesa, 25 (37%) em língua espanhola e 3 (4%) em língua inglesa. 28 (43%) dos artigos não apresentaram população específica e 37 (57%) relacionavam a CIF a uma população alvo e/ou determinada patologia. Na análise dos artigos foram identificadas oito categorias sobre a utilização da CIF: Divulgação 19 (28%); Instrumento de avaliação 18 (27%); Referencial Teórico 13 (19%); Comprovação da eficácia 6 (9%); Crítica à CIF 5 (7%); Como Ferramenta de pesquisa 3 (5%); Dados epidemiológico 1 (1%) e Aplicação 2 (3%).  Conclusões As categoriais de análise com maior concentração  de artigos demonstram que as publicações acerca da CIF abrangem diferentes áreas profissionais, tal como,  ciências sociais e a educação. Como referencial teórico a CIF foi utilizada para discutir conceitos sobre funcionalidade e incapacidade e os estudos que estão na categoria ferramenta de pesquisa aplicaram a CIF com intuito de auxiliar na categorização de dados seguindo as estruturas da CIF. Mesmo com a orientação da OMS sobre a utilização da CIF para além de um instrumento de avaliação, vimos que os estudos publicados comprovam que ela proporciona um diagnóstico mais abrangente em comparação ao CID-10.

 XX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2013, São Carlos, SP. Anais de Eventos da UFSCar


  • Pesquisa etnográfica

“É utilizada tradicionalmente para a descrição dos elementos de uma cultura específica, tais como comportamentos, crenças e valores, baseada em informações coletadas mediante trabalho de campo.” Gil, 1991.

Jovens entre culturas: itinerários e perspectivas de jovens Guarani entre a aldeia Boa Vista e a cidade  de Ubatuba - Macedo MDC (Dissertação de Mestrado)


O estudo propôs conhecer as relações dos jovens Guarani com a
comunidade da aldeia Boa Vista e a cidade de Ubatuba. O trabalho de
campo e análises foram realizadas com 12 jovens entre 13 e 29 anos que
participaram como colaboradores. As principais temáticas foram no campo
da educação e saúde; além dos estudos das histórias de vida compostas
nos eixos entre cidade/ aldeia relativos aos itinerários dos jovens, suas redes
sociais e perspectivas futuras. Na saúde verificamos as tensões existentes
nas relações de poder entre o conhecimento técnico-científico e os
procedimentos Guarani de saúde. E na educação, o aprendizado e domínio
do português aparecem como essenciais nas relações sociais interculturais,
isto é, para o diálogo e negociações com outras culturas.

www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/.../tde.../MariaDanielaCMacedo.pdf



  • Pesquisa caso-controle

      “Os estudos de caso controle são retrospectivos. São estudos ex-post-facto,   
       ou seja, feitos de trás pra frente, depois que ocorreram.”
“Nos estudos caso-controle o pesquisador não dispõe de controle sobre a variável independente, que constitui o fator presumível do fenômeno, porque ele já ocorreu” Gil, 1991.

Estudo caso-controle de indicadores de abandono em doentes com tuberculose*
SANDRA A. RIBEIRO, VERÔNICA M. AMADO, AQUILES A. CAMELIER, MARCIA M.A. FERNANDES, SIMONE SCHENKMAN.

 O abandono do tratamento da tuberculose tem implicações sociais e epidemiológicas. Objetivos: Comparar características de pacientes que abandonaram o tratamento com os que não o abandonaram (controle), matriculados no CS-EPM/Unifesp, no período de 1995 a 1997, e verificar se os grupos educativos de sala de espera diminuíram a ocorrência dos abandonos. Método: Foi realizado estudo retrospectivo controlado com 100 pacientes (38 abandonos pareados para 62 controles) matriculados para tratamento de tuberculose, em que se verificaram as variáveis mais relacionadas ao abandono. Destes, 60 pacientes participaram voluntariamente de grupos educativos (16 abandonos e 44 controles). Resultados: As variáveis mais relacionadas ao abandono foram: sexo masculino, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas, presença de fatores de risco para HIV e internação prévia. Os que participaram voluntariamente dos grupos educativos de sala de espera tinham características semelhantes ao total de pacientes estudados, mas houve menor ocorrência de abandono durante o tratamento (p < 0,05). Conclusão: Os autores concluem que, tendo-se amplamente disponíveis os meios para diagnóstico e seguimento dos pacientes com tuberculose, todos os esforços possíveis deverão estar concentrados para evitar o abandono, sobretudo nos pacientes de risco, que deverão ter à sua disposição grupos educativos sobre a doença. (J Pneumol 2000;26(6):291-296)


  • Pesquisa de coorte
“O estudo de coorte refere-se a um grupo de pessoas que tem alguma característica comum, constituindo uma amostra a ser acompanhada por certo período de tempo, para se observar e analisar o que acontece com elas” Gil, 1991.

Comportamento lúdico de crianças pré-termo e seu desenvolvimento neuropsicomotor – Patrícia Rombe

O nascimento da criança pré-termo é considerado um dos principais fatores de risco que pode levar às alterações e atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. Dentre estas alterações estão as dificuldades nas áreas motoras, de aprendizagem, da integração visomotora, problemas sensoriais e perceptivos que isolados ou de forma combinada, acabam por repercutir na participação social da criança, especialmente na realização das atividades da vida diária, escolar e no brincar. Considerando-se o brincar como uma das principais atividades infantis, o presente estudo teve por objetivo investigar possíveis associações entre o desempenho do comportamento lúdico de crianças com histórico de prematuridade ao nascimento e seu desenvolvimento neuropsicomotor. Buscou-se compreender este fenômeno na etapa pré-escolar, ou seja, no momento exato em que antecede a escolaridade formal (ingresso no ensino fundamental) a fim de se produzir conhecimentos numa perspectiva preventiva em relação à escolarização. A presente pesquisa fora aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de São Carlos. Trata-se de um estudo analítico, observacional, e de coorte retrospectivo, composto por 52 crianças distribuídas em três grupos: Grupo de estudo GI (constituído por 12 crianças com histórico de prematuridade e baixo peso ao nascimento com risco para atraso no desenvolvimento detectado); Grupo de estudo GII (constituído por 14 crianças com histórico de prematuridade e baixo peso ao nascimento sem atraso no desenvolvimento detectado) e o Grupo Comparado-GIII (sem o referido histórico) composto por 26 crianças pertencentes a mesma classe socioeconômica de acordo com a classificação realizada por meio do Questionário Critério Brasil). Para realização das avaliações foram utilizados três instrumentos: TSDD-II (Teste de Triagem Denver II), a EPPDP (Escala de percepção dos professores sobre o desempenho e participação do aluno no ambiente escolar), e a ELPK-rb (Escala Lúdica Pré-escolar de Knox-Revisada). O primeiro instrumento foi utilizado para definir a composição das amostras, o segundo com o objetivo de aferir a percepção dos professores frente ao desenvolvimento das crianças, e o último para realizar a avaliação específica do comportamento lúdico. Os dados coletados foram analisados de forma quantitativa, no intuito de se verificar a presença de diferenças significativas no comportamento lúdico em relação aos três grupos. Para verificar a significância de possíveis associações entre os grupos de prematuros e crianças nascidas a termo, com os resultados obtidos a partir do TSDD-II, optou-se pelo Teste Exato de Fisher. Depois de verificada a associação entre as variáveis de interesse, foi empregado o teste de Kruskal-Wallis no intuito de verificar a existência, ou não, de diferenças entre os escores obtidos pelas classes de variáveis analisadas, nos domínios da ELPK-rb.
Os resultados deste estudo revelaram que a partir de uma análise detalhada do comportamento lúdico das crianças, ou seja da maneira como elas brincam, é possível identificar a presença de alterações no desenvolvimento global, como também em áreas mais específicas do desenvolvimento humano. Em relação ao desempenho das crianças nas atividades que envolvem a coordenação motora global, observou-se que entre as crianças com histórico de prematuridade e risco para atraso no desenvolvimento 8% obtiveram resultados insatisfatórios e 17% foram avaliadas como tendo um desempenho parcialmente satisfatório, o que não se repetiu nos demais grupos analisados, os quais obtiveram na maioria dos casos rendimento muito satisfatórios. Um quadro semelhante foi observado ao se analisar o desempenho das crianças nas atividades motoras finas, onde as crianças com histórico de prematuridade apresentaram um desempenho inferior aos das crianças nascidas a termo, principalmente ao se comparar os resultados obtidos pelas crianças do grupo GI com os obtidos pelas crianças do grupo GIII. Em relação aos resultados obtidos na avaliação do domínio da participação da ELPK-rb, a quase totalidade das crianças dos grupos GI, GII e GIII apresentaram um brincar cooperativo, ou seja, preferiam brincar com outras crianças do que só. Outro fator que nos chama a atenção ao observar os resultados referentes ao domínio da participação, foi a presença de uma maior dificuldade das crianças com histórico de prematuridade e “risco” para atraso no desenvolvimento em “participar de jogos com regras simples” (uma vez que 17% não apresentaram o comportamento esperado e 25% o realizaram de forma hesitante). Ainda com relação ao domínio da participação, ao se analisar os resultados referentes à área da linguagem observou-se, novamente, um desempenho inferior entre as crianças com histórico de prematuridade, principalmente entre as crianças do grupo GI, quando comparadas às crianças nascidas a termo. Sobre o desempenho das crianças no domínio do faz-de-conta/jogo simbólico da ELPK-rb, notou-se que as crianças do grupo GI obtiveram resultados inferiores aos das crianças dos grupos GII e GIII, principalmente nos subitens “interpreta emoções mais complexas” e desempenha “função nas brincadeiras para/ou com os outros”. Ao realizar a associação entre os resultados obtidos pelos grupos na ELPK-rb, com os apresentados no TSDD-II, observou-se que há alterações no comportamento lúdico das crianças com histórico de prematuridade, decorrentes de possíveis atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor, uma vez em todas as comparações realizadas, os resultados apresentados pelas crianças do estrato 1 (com histórico de prematuridade e “risco” para atraso no desenvolvimento) diferiram das crianças do estrato 4 (nascidas a termo e com presença de “cautelas”). No entanto, não é possível afirmar que a presença de “risco” para atraso no desenvolvimento detectado pelo TSDD-II, bem como as alterações no comportamento lúdico das crianças sejam conseqüências exclusivas da prematuridade, mas sim que são decorrentes de múltiplos fatores que se somam e influenciam, concomitantemente, no processo de desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas, psicológicas, e sociais das crianças. Confirma-se, então, a necessidade das práticas de educação, saúde e promoção do desenvolvimento ocorrer em conjunto, contribuindo para a detecção de fatores de risco e para a promoção da qualidade das interações e do ambiente em que as crianças encontram-se inseridas. Neste sentindo, é necessário realizar investimentos na capacitação de educadores/cuidadores/pajens, uma vez que estes podem constituir-se em fatores protetivos ao desenvolvimento das crianças, minimizando/anulando os efeitos negativos advindos da presença de fatores de riscos sociais e biológicos mediante a estimulação das habilidades que englobam o desenvolvimento infantil, principalmente através do brincar, já que este se constitui como uma das principais atividades realizadas pelas crianças em idade pré-escolar, e cuja essência primordial é a promoção do desenvolvimento biopsicomotor e cognitivo dos sujeitos. Ao oferecer às crianças a possibilidades de brincar, dá-se a estas muito mais que o ato em si mesmo, pois proporciona-se a cada uma delas uma perspectiva melhor de vida e um desenvolver de forma natural e saudável.


  • Pesquisa fenomenológica

É uma descrição da experiência vivida da consciência, mediante o expurgo de suas características empíricas e sua consideração no plano da realidade essencial”
“Busca a interpretação do mundo através da consciência do sujeito formulada com base e suas experiências” Gil, 1991.

Lazer de pessoas com deficiências físicas e visuais: significando, aprendendo e ensinando – Claudia Faganholi (Dissertação de Mestrado)

As vivências das pessoas com deficiências em diferentes práticas sociais, quando dissociadas da reflexão sobre a construção social das deficiências e, principalmente, dos significados atribuídos por elas a estas práticas, podem evidenciar julgamentos valorativos, como os que classificam e hierarquizam os indivíduos, gerando atitudes marginalizantes. Dessa forma, educarmo-nos para a superação de iniquidades sociais implica em estar com as pessoas, dirigindo o olhar para suas formas de perceber e significar o mundo a partir de suas experiências, ou seja, do desvelar de mulheres e homens sendo-no-mundo. Essa proposta é, em uma perspectiva fenomenológica, dispor-se ao envolvimento com os anseios, as emoções, as lembranças e todas as experiências que nos são permitidas perceber, no espaço/tempo de encontro com as pessoas. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi compreender os processos educativos decorrentes da prática social lazer das pessoas com deficiências físicas e visuais. Localizando a investigação a partir da visão das pessoas colaboradoras da pesquisa, sobre seu lazer, o trabalho utilizou os referenciais metodológicos da Fenomenologia, na modalidade fenômeno situado. Os colaboradores da pesquisa são frequentadores de clubes sóciorecreativos, no município de São Carlos. Foram entrevistadas três pessoas com deficiências físicas e três pessoas com deficiências visuais, entre 17 e 73 anos de idade. Optamos por coletar os discursos a partir de duas interrogações: “Qual o significado do lazer na sua experiência de vida?” e “O que você aprende e ensina na sua vivência de lazer?”. Após várias leituras da transcrição das entrevistas, foram realizados o levantamento das unidades de significado e a redução fenomenológica. A análise dos dados caminhou para a organização das convergências, divergências e idiossincrasias surgidas nos discursos, expostas em uma matriz nomotética. Na construção dos resultados, os processos educativos observados apontam especialmente para a valorização da prática social lazer como um espaço de troca de experiências, de convívio social e de afirmação da capacidade de fruição do lazer pelas pessoas com deficiências. Neste contexto, apontam para situações de possível combate a pensamentos e atitudes preconceituosas, que são significativas, inclusive em sua singularidade, para se pensar o estabelecimento de políticas públicas que promovam acessibilidade, incentivo e apoio para essa fruição, ainda que diante de uma história de negação de oportunidades em nossa sociedade. Desta forma, o lazer pode se apresentar a todas as pessoas como um espaço de reconhecimento e valorização de suas semelhanças e diferenças, limitações e potencialidades e, por conseguinte, promover uma vida cheia de sentido nas diversas práticas sociais, contribuindo para a construção da cidadania.


  • Pesquisa participante
“Uma modalidade de pesquisa que tem como propósito “auxiliar a população envolvida a identificar por si mesma os seus problemas e realizar a análise crítica destes e a buscar soluções adequadas” Gil, 1991.

A porta está aberta : aprendizagem colaborativa, prática iniciante, raciocínio clínico e terapia ocupacional .Taís Quevedo Marcolino (Tese de Doutorado)

A intervenção da pesquisa caracterizou-se pela participação em um grupo de aprendizagem colaborativa, composto por seis terapeutas ocupacionais iniciantes, duas terapeutas ocupacionais experientes, e pela mentora-pesquisadora; além da produção de diários reflexivos pelas profissionais iniciantes. Os dados provenientes das transcrições dos encontros do grupo e das narrativas escritas nos diários foram submetidos a três etapas de análise: uma análise temática e do processo de desenvolvimento dos temas; uma análise das transformações nos modos de trabalhar no grupo em uma linha do tempo; e a análise dos processos reflexivos evidenciados nas narrativas escritas. Os resultados procuram elucidar aspectos relacionados à configuração do trabalho colaborativo ao longo do tempo, indicando momentos-chave de mudanças caracterizados pela elaboração aberta e honesta dos conflitos e pela construção de relações de confiança, permitindo a explicitação do não saber e a possibilidade de trabalhar sobre a tensão essencial entre ser terapeuta ocupacional e a assistência em terapia ocupacional. As negociações e elaborações centradas no primeiro pólo abarcaram dilemas relacionados à competência profissional no início da carreira, ao trabalho na saúde mental, às questões de identidade profissional e às negociações com os contextos institucionais. As produções em torno do segundo pólo evidenciaram a construção de uma assistência que se contrapõe ao modelo biomédico, e a apropriação de conceitos teóricos que sustentam a ação do terapeuta ocupacional no manejo da relação terapeuta-paciente-atividades. Além disso, os resultados referentes à análise dos processos reflexivos evidenciados nas narrativas escritas, tomados como processos de raciocínio clínico, suscitaram diferenças em relação à literatura da área, indicando que o raciocínio procedimental esteve voltado para a dinâmica da relação triádica, em um agir intencional para a construção de histórias terapêuticas; além disso, os resultados evidenciaram relações entre o raciocínio de diagnóstico situacional e o raciocínio condicional, no esforço de compreender o paciente em sua vida cotidiana, suas condições sociais e emocionais em uma cultura. Neste sentido, é possível localizar esta pesquisa-ação como uma investigação que transita no universo da formação e da prática profissional, e que congrega resultados voltados para ampliar a discussão sobre como processos colaborativos podem ser meios potentes para disparar atitudes investigativas capazes de sustentar uma aprendizagem voltada para o desenvolvimento do terapeuta e de sua prática. Ao colocar a terapia ocupacional como objeto de estudo e os terapeutas ocupacionais como sujeitos capazes de produzir conhecimentos sobre a prática, esta pesquisa também se deparou com resultados que, além de elucidarem aspectos constitutivos de uma assistência centrada no sujeito-alvo, também oferecem parâmetros para discussões e novas pesquisas interessadas em construir conhecimentos que possibilitem maiores e melhores sustentações para o que fazemos.


  • Pesquisa ação
tipo de pesquisa com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou ainda, com a resolução de um problema coletivo onde todos os pesquisadores e participantes estão envolvidos de modo cooperativo e participativo” Gil, 1991.

Avaliação de impactos dos trabalhos de ONGs: aprendendo a valorizar as mudanças . Roche, Chris.

É o resultado de uma prática de pesquisa-ação realizada conjuntamente por uma série de organizações não-governamentais (ONGs) internacionais e locais sediadas em quatro países. A pesquisa foi iniciada pela Oxfam da Grã-Bretanha e pela Novib da Holanda. Tenta partilhar com outros as lições aprendidas a partir desta experiência, bem como alguns dos desafios que surgem ao se pensar e realizar uma avaliação de impacto. Está dirigido particularmente aos "executores", e os especialistas em avaliação. A pesquisa mostra que há necessidade de desmistificar o tema. O objetivo é tornar a avaliação de impacto acessível sem ser simplista. Explora também aqueles elementos da avaliação de impacto que estão além do âmbito do projeto, como são os processos organizacionais (AU)



  • Pesquisa documental
“Vale-se de toda a sorte de documentos, elaborados com finalidades diversas, tais como assentamento, autorização, comunicação, etc.” Gil, 1991.

Pesquisa documental sobre a história da hanseníase no Brasil. Vicente Saul Moreira dos Santos
Em levantamento realizado no Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro foram encontrados alguns livros sobre a lepra. A obra Cura da morphéa, de Antonio Aguiar, traz um longo histórico da enfermidade, além de informações sobre diversos estágios, diagnóstico, prognóstico e tratamento. Contém informações detalhas sobre sete pacientes aos quais o próprio autor atendeu no Hospital dos Lázaros do Rio de Janeiro, e, ao final inclui um capítulo sobre a recepção que as teorias de Broussais tiveram no Brasil. No Arquivo Nacional foram localizados alguns documentos que versam sobre três casos. O primeiro deles é o pedido feito em maio de 1864 por um 'médico' (não de formação, mas com conhecimentos adquiridos na prática) e endereçado ao imperador Pedro II, no sentido de autorizar o teste de métodos de cura em um hospital da Corte. Alegava, para ser atendido, que teria curado alguns pacientes com lepra na província do Rio de Janeiro. Junto com o pedido anexavam-se depoimentos que supostamente comprovam a alegação. O segundo (datado de outubro de 1828) tratava do Hospital dos Lázaros do Rio de Janeiro, e pedia ao imperador Pedro I que autorizasse o aumento da guarda no local; o outro ofício, assinado pelo marquês de Caravelas (secretário de Estado dos Negócios do Império), destacando que os pacientes da instituição eram maltratados pelo médico cirurgião e pelos funcionários, solicitava que a junta do hospital tomasse as medidas necessárias para solucionar a questão. O terceiro trazia informações sobre a Santa Casa de Misericórdia de São João Del Rei (Minas Gerais), focalizando as instalações destinadas aos lázaros, entre os anos de 1879 e 1880; informava que essas dependências se localizavam no fundo do quintal da instituição e que os pacientes estavam separados segundo sexo, ressaltando ainda que a construção precisava de reformas; o documento contém informações sobre o movimento de pacientes no hospital e dados sobre as finanças da instituição. Outra etapa da pesquisa realizada no Arquivo Nacional voltou-se para a coleção de fotografias do periódicoCorreio da Manhã.

  • Ensaio Clinico
“Tipo de pesquisa em que o investigador aplica um tratamento – denominado intervenção – e observa os seus efeitos sobre um desfecho.” Gil, 1991.

KALIL, RAK ET AL - Terapia gênica com VEGF para angiogênese
na angina refratária: ensaio clínico fase I/II

Treze pacientes foram selecionados com angina refratária (Tabela 1), originados de 134 casos avaliados a partir dos seguintes critérios de elegibilidade: pacientes com angina refratária ao tratamento clínico otimizado ao máximo e cuja cinecoronariografia foi examinada por hemodinamicista e por cirurgião cardiovascular independentemente e julgados como intratáveis pelas técnicas percutânea ou cirúrgica, idade inferior a 75 anos, fração de ejeção ventricular esquerda superior a 25%, presença de sintomas de angina e/ou insuficiência cardíaca, apesar de tratamento medicamentoso máximo, ausência de neoplasia diagnosticada e manutenção de hipoperfusão miocárdica em cintilografia de controle após o período de tratamento farmacológico otimizado.

  • Levantamento
“Caracterizam-se pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Procede-se a solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para, em seguida, mediante análise quantitativa, obterem-se as conclusões correspondentes aos dados coletados” Gil, 1991.

Comitês de ética em pesquisa levantamento de 26 Hospitais Brasileiros. Carlos Fernando Francisconi; Délio José Kipper; Gabriel Oselka; Joaquim Clotet; José Roberto Goldim.

As normas de pesquisa em saúde, sejam nacionais ou internacionais, prevêem que todos os projetos de pesquisa que envolvam serem humanos, antes de serem executados, devem ser submetidos à análise e aprovação de um Comitê de ética em Pesquisa. O objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento do funcionamento dos Comitês de Ética em pesquisa em instituições de saúde no Brasil, de como se está fazendo pesquisa em seres humanos e quais os mecanismos institucionais que estão sendo utilizados para controlá-la. Os dados obtidos demonstram, em primeiro lugar, que é lamentável a forma como vem sendo realizada a pesquisa biomédica no Brasil, em relação aos parâmetros de caráter ético estabelecido por normas nacionais e internacionais. Em segundo lugar, a necessidade de uma ampla divulgação das orientações nacionais e internacionais de pesquisa em saúde e do papel relevante dos Comitês de Ética em Pesquisa.


  • Estudo de caso
“Consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento.” Gil, 1991.

Método pilates em revista: aspectos biomecânicos de movimentos específicos para reestruturação postural – Estudos de caso. SACCO, I.C.N.; ANDRADE, M.S.; SOUZA, P.S.; NISIYAMA, M.; CANTUÁRIA, A.L.;
MAEDA, F.Y.I.; PIKEL.

proposta deste estudo foi analisar por uma visão cinesiológica e biomecânica
alguns exercícios do método Pilates e compará–los entre si para uma melhor descrição do método e dos benefícios desta atividade. Duas professoras do método foram fotografadas realizando tais exercícios nos aparelhos Mat, Cadillac, Chair e Reformer e, posteriormente os músculos trabalhados, de forma concêntrica e excêntrica, e os alongados foram comparados com os ângulos articulares mensurados no programa Corel Draw. Para o cálculo dos torques resistentes a partir do modelo antropométrico de Dempster, foi aplicado o método segmentar nas fotografias digitalizadas para determinar os centros de gravidade dos segmentos do corpo. Concluímos que há uma grande variação dos torques resistentes em função do posicionamento dos membros superiores e inferiores, tronco e cabeça nos exercícios analisados e que a musculatura abdominal é o principal grupo muscular trabalhado.


  • Grounded theory
“ grounded theory (teoria baseada em dados): O pesquisador reúne um volume de dados referente a determinado fenômeno. Após compará-los, codificá-los e extrair seus irregularidades, conclui com teorias que emergiram desse processo de análise” Gil, 1991.

Estratégias metodológicas para compreensão da resiliência em famílias.  Maria Angela Mattar Yunes, Heloísa Szymanski

O estudo do fenômeno da resiliência em famílias é um domínio da Psicologia que requer investigações do ponto de vista conceitual e metodológico. O presente trabalho apresenta uma reflexão crítica sobre pesquisas quantitativas acerca da resiliência individual e considera que a complexidade do construto sugere novas metodologias para o estudo do fenômeno em famílias. Como possível solução metodológica, propomos a associação de duas estratégias qualitativas: a entrevista reflexiva e a grounded-theory. A entrevista reflexiva é um método dinâmico e interativo para obtenção de informações e a grounded-theory apresenta princípios de análise que complementam e subsidiam este tipo de coleta, permitindo que os conceitos emerjam dos próprios dados e não sejam impostos por eles.


http://www.redalyc.org/pdf/284/28439313.pdf

POSTADO POR: NATÁLIA NASCIMENTO PETRONI, LAIS CATINACCIO E LAYSLA DEMONARI

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